Código: | MP1C20002 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ESTAG3 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria Fernanda Ribeiro Botelho de Sousa |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida Joana Isabel Gaudêncio Matos Jorge Manuel Bento Pinto Maria Fernanda Ribeiro Botelho de Sousa Maria Leonor da Graça Saraiva |
Português
A Unidade Curricular (UC) “Estágio III” assume-se como espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor.
O modelo de formação reflexivo que orienta esta UC pressupõe que o/a estudante seja progressivamente mais competente na mobilização de conhecimentos oriundos de várias áreas científicas para a diversidade de situações concretas que enquadram o exercício da profissão docente. Para que estas aprendizagens possam ocorrer e se possa refletir sobre elas, proporciona-se aos/às estudantes um estágio, em salas de aula do 1º ciclo do Ensino Básico.
A sala de aula, como contexto da relação pedagógica e espaço de conceção e gestão curricular, é o local privilegiado da ação do/a estudante durante a formação em contexto e, concomitantemente, de desenvolvimento da capacidade de autorreflexão. Contudo, isto não significa desvalorizar outros espaços de intervenção igualmente presentes na profissão docente. As ações que o/a estudante possa empreender relativamente ao conhecimento, apropriação crítica e participação em dimensões que se prendem com a cultura e a realização do Projeto Educativo do Agrupamento de escolas e, em particular, da escola do 1º ciclo, são contributos importantes para o seu percurso formativo. De igual modo, a formação em contexto deve proporcionar a reflexão sobre o desenvolvimento da pessoa-professor, enquanto ser individual e membro de um grupo profissional.
O estágio é uma formação em contexto que se realiza na escola do 1º ciclo do Ensino Básico e ocorre numa turma do 3º ou 4º ano de escolaridade, durante 10 semanas, assegurando, assim, uma continuidade do trabalho desenvolvido no “Estágio II”.
Esta UC é lecionada por uma equipa de docentes, oriunda de várias áreas científicas, constituindo, por isso, uma equipa multidisciplinar de apoio aos/às estudantes que, na formação em contexto, beneficiam, ainda, do apoio do(a) professor(a) cooperante.
No âmbito desta UC os/as estudantes deverão desenvolver um projeto de os/as estudantes deverão desenvolver um projeto de investigação sobre a sua prática pedagógica.
.Para tal, contarão com o apoio da UC “Seminário de Investigação” e de um(a) orientador(a) designado em função da temática a trabalhar.
Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de cinco temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O professor como investigador
|